Home » , , » O Drama do Mangue dos rios Potengi e Jundiaí

O Drama do Mangue dos rios Potengi e Jundiaí

Postado por Estuário do Potengi em

por Pedro Neto
A ZPA-8, também conhecida como Mangue, abrange os manguezais que estão localizados no estuário dos rios Potengi e Jundiaí em ambas as margens.
O município apresentou recentemente proposta a Câmara de Vereadores propondo zoneamento ambiental em três subzonas: Subzona de Preservação (SP), de Conservação (SC) e de Uso Restrito (SUR).
Ocorre que até a presente data nada foi definido, pois ainda não houve acordo quanto ao projeto apresentado.
Na SP, que contempla o manguezal, está proibido qualquer tipo de parcelamento do solo, movimentação de terra e construções, salvo os casos que se destinem a obras de interesse público ou para implantação de equipamentos.
Já a Subzona de Conservação (SC) objetiva proteger as encostas que apresentam áreas de vegetação. Nelas, estão permitidas atividades como turismo sustentável, valorização cultural e educação ambiental.

No tocante a SUR surge ai o ponto mais delicado já que compreende a área em torno das avenidas João Medeiros Filho, João Francisco da Motta e Presidente Raniere Mazilli.
O órgão responsável que é a Semurb entende que existe a possibilidade de ocupação respeitando alguns limites de gabarito e ocupação territorial.

Para os que não sabem a ZPA-8 ocupa uma área de 2.200 hectares.
Acontece que de acordo com a Semurb, 82% desse total é formado por mangue e 16% já foi ocupado.
Já os 2% restante – cerca de 40 hectares – são disputados pela Semurb e o Sinduscon-RN.
Para o sindicato é possível ocupar essa área de forma mais contundente, pois eles entendem que isso não é área de mangue.
Já o MP alega que 96,5% da ZPA-8  encontra-se em Área de Preservação Permanente (APPs).
Por isso, a promotora Gilka da Mata entende que a ZPA-8 precisa ter uma natureza diversa, focada na recuperação das áreas degradadas e para minimizar os impactos negativos da ZPA.
Para resumir o que podemos observar em tudo isso é que a ZPA-8 continua sendo um grande tabuleiro, onde poder público, ambientalistas, empresários e população como num todo, não conseguem se entender.
 
Copyright © 2014. Estuário do Potengi. Todos os direitos reservados.
Este site foi desenvolvido para ser utilizado na apresentação do Trabalho Interdisciplinar da 2ª Unidade na Universidade Potiguar. Projeto de Extensão feito por alunos do 2º período do curso de Jornalismo sobre a Zona de Proteção Ambiental do Rio Potengi, localizado na Zona Norte de Natal e parte de São Gonçalo do Amarante. --------- Template modificado por Rodrigo Ferreira